O Rei do Trigo é um tradicional ponto de encontro gastronômico do Guarujá, e sem dúvida uma das padarias e restaurantes mais adorados da cidade.
Referência no segmento possui um estacionamento gratuito e monitorado disponível para os seus clientes e é sinônimo de inovação, qualidade e alto nível de serviços, desde sua inauguração é reconhecida, ano a ano, pelos moradores do Guarujá e seus visitantes.
Em 1965 foi adquirido um terreno entre quatro sócios, iniciando a edificação com o projeto de uma loja e quatro unidades de apartamentos no piso superior.
No decorrer da construção dois sócios resolveram vender suas partes e assim ficando os irmãos Manoel e Henrique. Ao termino da construção os apartamentos do piso superior foram vendidos para terceiros para poder capitalizar recursos financeiros para a montagem da padaria. Em 1968 foi então inaugurada a panificadora “Princesa do Guaruja” sendo este nome pelo nascimento da primeira filha do casal de sócios Izilda e Manoel passaram-se quatro anos Manoel vendeu sua parte e foi para o ramo de restaurantes.
Logo ao passar um curto período senhor Henrique e sua esposa venderam a sua parte e foram para Campos de Jordão explorar o comercio na região e assim este ponto da panificadora ficou como renda de alugueis para os irmãos. Este local da panificadora ficou alugado durante 30 anos.
No decorrer deste tempo os Sócios Manoel e Izilda que permaneceram na cidade tiveram mais um filho no qual este formou-se em administração de empresas e sempre trabalhando no comércio com os seus pais. Na década de 90 os inquilinos da panificadora “Princesa do Guaruja” já não pagavam os alugueis em dia e o ponto comercial se encontrava em grande depreciação pois nunca houve uma reforma, o filho do senhor Manoel já que seguiu os passos dos seus pais no comercio se interessou em retomar o ponto comercial para a família ingressando em meios jurídicos para esta retomada.
No ano 2000 a família conseguiu o despejo dos inquilinos, neste mesmo ano se iniciou uma grande reforma com uma nova sociedade entre senhor Manoel sua esposa Izilda e seu filho Vitor com o apoio do senhor Henrique (em memória) essa reforma que durou nove meses, em 17 de dezembro de 2000 foi então inaugurada a mais moderna padaria do Guaruja com inovações das grandes padarias da cidade de São Paulo, sendo o seu nome “O Rei do Trigo” o sócio Vitor escolheu esse nome pois em Portugal país de origem de seus familiares possui muitos castelos, e ele gostaria com esse nome de alguma forma homenagear a origem de sua família, e trigo por ser a matéria prima do pão.
Em 2011 “O Rei do Trigo” passou pela sua segunda reforma e passou de uma área comercial de 150m² para 260m². A grande receita para que tenha sido alcançado os resultados positivos é o trabalho em conjunto de seus sócios e a boa relação com seus funcionários, fornecedores e clientes.